Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação.
Excesso de Foco– o extremo oposto também é ruim. Conheci gestores que tinham uma tendência de só olhar para determinado aspecto (muitas vezes foco no problema) e assim perderam a visão estratégica e de solução.
Arrogância– um líder que acha que sabe tudo afasta as pessoas e torna-se solitário justamente num momento onde é necessário saber trabalhar em equipe para render melhores resultados.
Falta de prioridades– o gestor que não consegue organizar sua agenda e definir suas prioridades acaba geralmente cheio de tarefas nada estratégicas e o resultado é mais uma vez a perda de produtividade pessoal e da equipe.
Comunicação falha– faz parte do papel de liderança saber dar e receber feedback. Muitos funcionários se queixam que seu gestor só sabe chamar a atenção, mas nunca elogiar. Este é o motivo mais recorrente.
Querer agradar– o gestor que tenta agradar a todos ou a maioria consegue exatamente o contrário, perdendo a confiança da equipe e gerando uma imagem distorcida a seu respeito.
Perfeccionismo– cabe ao gestor, em geral, uma função mais estratégica e menos operacional. Aquele que fica em cima dos funcionários preocupado com detalhes perde tempo e mais uma vez o respeito de seus colaboradores.
Indecisão– quem assume um cargo de liderança tem que tomar decisões constantemente e não pode fica em cima do muro. O gestor indeciso enfraquece a equipe fazendo com que outro assuma moralmente seu papel.
Resistência– vivemos em um mundo de mudanças constantes e o gestor que não acompanha estas transformações de modo flexível fracassa. Muitos não sabem ou não querem ouvir sugestões e isso os afasta cada vez mais da equipe e dos resultados esperados para seu negócio.
Melancolia– o gestor deve ser o primeiro a manter a motivação em alta. Aquele que vive melancólico, baixo astral e pessimista, mesmo que a situação não esteja maravilhosa, leva a equipe, a empresa e a si próprio para o fracasso.
Artigo sugerido por Nadia Valerio.
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